RSS
Este blogue destina-se a expor os trabalhos que vamos realizar até ao final do ano para a disciplina de Projecto. O nosso tema é o cinema português, em particular a baixa adesão ao cinema nacional. Obrigada por nos visitarem!

Cinema Português


Desde a década de 80 até ao ano passado, notou-se um grande crescimento de estreias e exibições de filmes.
Esse crescimento não foi, todavia, acompanhado pelo aumento do número de espectadores nas salas de cinema.
No mesmo período de tempo, houve um grande aumento de filmes de origem americana. No entanto, o mesmo não aconteceu com filmes produzidos em Portugal ou noutros países da Europa que mantiveram uma presença nas salas de cinema bem abaixo da americana.
Em geral, tanto os adultos como a população mais jovem consideram que o cinema português ainda não é a melhor opção.
Especialistas da área do cinema, como Margarida Esteves Pereira, corroboram estes dados. A preferência de filmes norte-americanos não acontece apenas em Portugal, como explica Ignacio Villar, um realizador galego que veio ao nosso país mostrar o seu filme “Pradolongo”.

O cinema pode ser visto como uma arte, mas também como um negócio. O próprio filme apesar de ser um produto artístico tem também implicações financeiras, na medida em que deve trazer lucro à equipa que o produz e que nele investe capital.
O trabalho na área de produção permite a profissionais a possibilidade de esboçar alguns dos problemas que estão na origem da falta de público para a exibição dos filmes portugueses.
Um outro factor preponderante nas dificuldades de afirmação do cinema português é a escassez de apoios económicos. Apesar de haver várias produtoras cinematográficas no nosso país, apenas uma, a Paulo Branco Produções, conseguiu atingir o patamar de credibilidade preponderante nesta área, como refere Luís Filipe Rocha.
Neste contexto, surgem várias iniciativas para tentar combater esta perda gradual do culto do cinema. São caso disso pequenos grupos de jovens, como o Cinema de Almofada, que unidos pelo gosto à Sétima Arte criam formas alternativas de exibir filmes. São iniciativas gratuitas ou a baixo custo, que promovem e fomentam o consumo de filmes não só estrangeiros mas também nacionais assim como comerciais ou alternativos.

As razões já mencionadas não explicam por si só o estado actual do cinema português. Existem outros factores que conduzem à escolha de um produto americano em vez de um português ou mesmo europeu. Sendo assim, percebe-se que há um círculo vicioso que provoca esta baixa, desde a falta de uma indústria capaz de competir com o mercado internacional até à falta de promoção dos filmes portugueses, como conta Sofia Lemos, uma estudante e amante de cinema.

Uma solução apontada por alguns cineastas para combater a baixa adesão do público português ao cinema nacional passa pela formação cultural e cívica dos mais jovens desde cedo e da oportunidade destes desenvolverem os seus próprios projectos cinematográficos.

Quanto a perspectivas de futuro, Luís Filipe Rocha e António Branco da Cunha acreditam que, sendo tomadas medidas de reabilitação do cinema português, há a possibilidade de aumento de interesse por parte dos espectadores para os filmes nacionais.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2009 EM CENA. All rights reserved.
Free WordPress Themes Presented by EZwpthemes.
Bloggerized by Miss Dothy